sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vacina Oxford/AstraZeneca não provoca risco de coágulos e tem eficácia de 79% em casos sintomáticos

POR Ana Carolina Morais | 22/03/2021
Vacina Oxford/AstraZeneca não provoca risco de coágulos e tem eficácia de 79% em casos sintomáticos

Reprodução / Infomoney

A

A vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 não aumenta o risco de coágulos sanguíneos e apresentou uma eficácia de 79% nos casos sintomáticos da doença. As novas informações foram anunciadas pela farmacêutica, nesta segunda-feira (22), depois da realização de testes de eficiência da fase 3, com 32 mil voluntários em faixas etárias distintas, nos Estados Unidos, Chile e Peru.

 

 

Ainda foi demonstrado, pelo imunizante, a eficácia de 100% contra os casos graves de infecção pelo vírus – quando necessitam de internação –, sendo também 80% efetiva com as pessoas acima de 85 anos de idade.

 

 

A notícia surge após a vacina ter sido suspensa em diversos países devido à ausência de dados referentes aos voluntários de idades avançadas nos testes divulgados anteriormente. Além disso, algumas nações europeias também haviam suspenso o uso do imunizante depois de algumas reações relacionadas a dificuldade de coagulação ou formação de coágulos.

 

 

A Agência Europeia de Medicamentos liberou, na última quinta-feira (18), a utilização da vacina Oxford/AstraZeneca, assegurando sua eficácia, apesar de afirmar que não havia conseguido concluir sobre a existência, ou não, de possibilidade de trombose após a administração da vacina. Dessa forma, a agência sugeriu, naquela ocasião, que os possíveis riscos da vacina fossem alertados, mantendo a imunização.

 

 

Agora, com os novos dados, a farmacêutica AstraZeneca informou que está organizando o envio destas informações atualizadas à FDA – Food and Drug Administration (agência que regulamenta o uso de medicamentos nos Estados Unidos) para solicitar a autorização de uso emergencial do seu imunizante. No Brasil, a vacina Oxford/AstraZeneca já possui o registro definitivo.

 

 

(Com informações do UOL)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: