sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vacina de Oxford contra a Covid apresenta diferentes níveis de eficácia de acordo com a dosagem

POR Ana Carolina Morais | 23/11/2020
Vacina de Oxford contra a Covid apresenta diferentes níveis de eficácia de acordo com a dosagem

Paul Biris/Getty Images

A

A vacina contra a Covid-19 elaborada pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca mostrou diferentes níveis de eficácia de acordo com a dosagem ministrada, possuindo uma eficiência média de 70,4%, mas podendo chegar até 90%. Os resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira (23) ainda não foram revisados por mais cientistas ou publicados em revista científica.

 

 

Segundo notado nos dados dos testes realizados no Reino Unido e no Brasil, a imunização demonstrou 90% de eficácia quando foi ministrada em meia dose seguida de uma dose completa, com intervalo de ao menos um mês, sendo este o formato menor de dosagem, o que, para os pesquisadores, é um fator positivo, pois mais pessoas poderão ser vacinadas.

 

 

De outro lado, a apuração dos dados demonstrou que se a vacina de Oxford com a AstraZeneca for administrada em duas doses completas, a eficácia será de 62%. Sendo assim, ao considerar ambos os resultados, o nível médio de eficiência apresentado pelo imunizante é de 70,4%.

 

 

Houveram 131 casos do novo coronavírus entre os voluntários, sendo que 101 destes foram com os participantes que receberam o placebo (substância inativa) e 30 foram com os que receberam a vacina, não sendo registrados casos graves da doença naqueles que tomara a imunização.

 

 

O cientista Andrew Pollard, diretor do Grupo de Vacinas de Oxford e líder dos estudos, afirmou que está otimista que a resposta imune demonstrada pela vacina dure pelo menos um ano. Já sobre os diferentes níveis de eficácia, ele disse que o motivo ainda é “intrigante” para os pesquisadores. “Esses 90% são um resultado intrigante. Acho que é um resultado realmente excitante e intrigante que precisamos aprofundar mais”, ressaltou Pollard.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: