sexta-feira, 26 de abril de 2024

Uso emergencial da CoronaVac aprovado pela OMS poderá inserir a vacina no consórcio Covax Facility

POR Ana Carolina Morais | 02/06/2021
Uso emergencial da CoronaVac aprovado pela OMS poderá inserir a vacina no consórcio Covax Facility

Divulgação / Instituto Butantan

O

O uso emergencial da vacina CoronaVac contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, foi aprovado, nesta segunda-feira (1º), pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo assim, o imunizante poderá ser utilizado pelo Covax Facility (consórcio mundial de distribuição de vacinas da OMS, o qual o Brasil está inserido), que já confirmou a intenção de acelerar as negociações com a fabricante para iniciar o fornecimento da vacina, o que, para o território brasileiro, pode significar a chegada de mais doses da CoronaVac, além das já recebidas pelo Instituto Butantan.

 

 

A vacina da Sinovac se torna a sexta a receber essa aprovação do órgão global de saúde, fazendo com que os países que não possuem agências reguladoras possam aprovar, também, o uso da CoronaVac.

 

 

Além da possibilidade de distribuição pelo Covax Facility e de aprovação em mais países sem órgãos reguladores fortes, a aceitação da CoronaVac pela OMS ainda representa uma expectativa ao turismo global, devido aos regramentos sanitários de entrada em diversos países. A União Europeia, por exemplo, afirmou que só entrarão a passeio em seu território, nos próximos meses, aqueles que estiverem vacinados com um dos imunizantes aprovados pelo bloco, o que poderá ocorrer com a CoronaVac em uma possível consideração das vacinas aprovadas pela OMS.

 

 

Um apelo foi realizado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreysus, que requisitou aos chefes da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, o financiamento de um plano de US$ 50 bilhões, a ser arcado pelos países mais ricos, afim de avançar a produção e distribuição de vacinas. O valor estipulado, segundo cálculos elaborados, poderia acabar com a pandemia no próximo ano, utilizando, assim, a imunização como um método econômico para resguardar a saúde financeira mundial.

 

 

Processo de aprovação

 

Após estudar as evidências científicas disponíveis, a OMS recomendou a CoronaVac para ser utilizada em adultos de 18 anos ou mais, em duas doses, com espaçamento de 2 a 4 semanas. De acordo com a entidade, o imunizante “atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação”.

 

 

Outro ponto levantado pelo órgão foram os “requisitos de armazenamento fáceis” da CoronaVac, o que “a torna muito gerenciável e particularmente adequada para cenários de poucos recursos”, considerando que a vacina pode ser armazenada em temperatura normal de refrigeração, que é de 2ºC a 8ºC.

 

 

"Hoje, eu fico feliz em anunciar que a vacina da Sinovac recebeu a autorização para uso emergencial da OMS após a constatação de que ela é segura, eficaz e de qualidade garantida após duas doses. O fácil armazenamento da Sinovac faz com que ela seja adequada para lugares com menos recursos. É vital fazer com que essas vacinas e equipamentos cheguem rapidamente àqueles que necessitam”, disse o diretor-geral da OMS, ao informar o aval positivo ao imunizante.

 

 

Os dados utilizados pela OMS na análise que permitiu a conferência da utilização emergencial foram os que demonstraram que a vacina preveniu casos sintomáticos em 51% dos imunizados e casos graves de Covid-19 em 100% dos voluntários estudados – taxas que correspondem as divulgadas anteriormente, no mês de janeiro, pelo Instituto Butantan, produtor da CoronaVac junto à Sinovac.

 

 

(Com informações do G1, da CBN e do Jornal Nacional)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: