quinta-feira, 25 de abril de 2024

MUNDO

Uso de máscara deixa de ser obrigatório na União Europeia

POR Thaynara Morais | 12/05/2022
Uso de máscara deixa de ser obrigatório na União Europeia

NIKLAS HALLEN (AFP)

A

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) informaram que na próxima segunda-feira (16/04), o uso de máscara deixa de ser obrigatório em voos e aeroportos da União Europeia (UE).

 

 

 

Em comunicado conjunto a Easa e o ECDC afirmaram que vão "retirar a recomendação de uso obrigatório de máscaras médicas nos aeroportos e a bordo de voos". No entanto as entidades lembram que a máscara “continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão” do Sars-Cov-2, principalmente para pessoas mais vulneráveis.

 

 

 

"A atualização do Protocolo Conjunto sobre Segurança Sanitária na Aviação tem em conta os últimos desenvolvimentos da pandemia, em particular os níveis de vacinação e a imunidade adquirida naturalmente e a suspensão das restrições num número crescente de países europeus", justificam as agências da UE.

 

 

 

As regras sobre o uso de máscara devem variar a partir da próxima semana. O ECDC ainda continuará recomendando que as companhias aéreas incentivem os passageiros a usar os acessórios em voos de ou para destinos onde o uso de máscara no transporte público ainda é obrigatório.

 

 

 

Os passageiros vulneráveis também devem continuar usando máscara, independentemente das regras. A Easa e a ECDC especifica que nesses casos devem ser usada uma máscara do tipo FFP2/N95/KN95, "que oferece um nível de proteção mais elevado do que uma máscara cirúrgica padrão".

 

 

 

'Passo para normalização'

 

O diretor executivo da EASA, Patrick Ky, destaca na nota que, "a partir da próxima semana, as máscaras deixarão de ser obrigatórias nas viagens aéreas em todos os casos, alinhando-se amplamente com as novas exigências das autoridades nacionais em toda a Europa em matéria de transportes públicos".

 

 

 

"Para os passageiros e tripulações aéreas, este é um grande passo adiante para normalização das viagens aéreas", afirma Ky, pedindo aos passageiros, porém, que se comportem "de forma responsável e respeitem as escolhas dos outros à sua volta".

 

 

 

Também está incluída nas diretrizes uma "flexibilização das medidas mais rigorosas sobre as operações aéreas, o que ajudará a aliviar o fardo sobre a indústria, mantendo ao mesmo tempo medidas apropriadas em vigor", adiantam as agências da UE.

 

 

 

A medida foi anunciada num momento em que as máscaras deixam de ser obrigatórias em muitos países-membros da EU e em suas respectivas companhias aéreas.

 

 

 

Várias companhias aéreas dos Estados Unidos disseram em abril que as máscaras não eram mais necessárias a bordo depois que um juiz federal da Flórida decidiu que a determinação sobre o transporte público é ilegal.

 

 

Com informações do G1

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: