sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: freepik
Uma em cada 8 meninas já sofreram violência sexual antes dos 18 anos. É o que aponta o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A pesquisa aponta que a América Latina e o Caribe, registram cerca de 45 milhões de vítimas.
A África Subsaariana acumula 79 milhões de casos, a região com o maior número de afetadas, acumula 22% dos episódios. Se for incluída as formas de violência “sem contato”, como abuso online ou verbal, o número salta para 650 milhões, equivalente a 1 em cada 5.
A diretora-executiva do UNICEF, Catherine Russell, classificou a situação como “uma mancha na nossa consciência moral”, destacando o impacto profundo e duradouro que o abuso sexual impõe às vítimas, frequentemente cometido por pessoas próximas em ambientes que deveriam oferecer segurança.
Em situações de instabilidade política e social, o risco de violência sexual infantil aumenta. Em zonas de conflito e em comunidades afetadas por fluxos migratórios intensos, a incidência de estupro e outras formas de abuso sexual na infância chega a ser 25% mais comum, segundo o relatório.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.