quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Segundo números 6,3 milhões de crianças morreram antes de seus 15 anos
Redação Jornal Somos
Segundo dados de uma nova estimativa de mortalidade, divulgada hoje (18) pela Organização Mundial da Saúde, uma criança morre antes de seus quinze anos à cada cinco segundos no mundo.
A nova estimativa de mortalidade realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Divisão da População das Nações Unidas e Grupo do Banco Mundial, estima que 6,3 milhões de crianças menores de 15 anos morreram em 2017, uma a cada 5 segundos, e apontam que as principais causas seriam evitáveis.
Conforme a estimativa a grande maioria dessas mortes – 5,4 milhões – ocorre nos primeiros cinco anos de vida e aproximadamente a metade é de recém-nascidos. A maioria das crianças menores de cinco anos morrem de causas que podem ser evitadas ou tratadas, como complicações durante o parto, pneumonia, diarreia, sepse neonatal e malária.
Em comparação, as lesões são uma causa maior de mortalidade entre crianças de 5 a 14 anos, especialmente em casos de afogamento e relacionadas ao trânsito. Segundo dados do Ministério da Saúde são mais de 1.100 crianças que morrem vítimas de afogamentos, o número revela que é a segunda causa geral de mortes na faixa de 5 e 9 anos no Brasil.
Para as organizações, às crianças de todo o mundo, o período mais arriscado da vida é o primeiro mês. Em 2017, 2,5 milhões de recém-nascidos morreram durante o primeiro mês de vida. Um bebê nascido na África subsaariana ou no sul da Ásia tem nove vezes mais chances de morrer durante o primeiro mês que um bebê nascido em um país de alta renda. E o progresso desde 1990 para salvar a vida dos recém-nascidos foi mais lento do que no caso de crianças com menos de cinco anos de idade.
Apesar desses desafios, todos os anos há menos mortes de crianças em todo o mundo. O número de crianças que morrem antes do seu quinto aniversário caiu drasticamente, de 12,6 milhões em 1990 para 5,4 milhões em 2017, e o mesmo aconteceu com as crianças entre 5 e 14 anos, cuja mortalidade foi reduzida de 1,7 milhão para menos de um milhão no mesmo período.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.