quarta-feira, 09 de julho de 2025
Foto: Reprodução G1
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais nesta terça-feira (8) para defender Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente do Brasil, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Em nova postagem na plataforma Truth Social, Trump pediu que Bolsonaro fosse "deixado em paz" e reafirmou que ele está sendo alvo de uma "caça às bruxas".
"Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. Caça às bruxas", escreveu Trump, que também compartilhou uma publicação feita no dia anterior, na qual já havia saído em defesa do aliado. Nela, o republicano afirmou que Bolsonaro estaria sendo vítima de perseguição no Brasil.
Sem citar diretamente os processos em andamento no STF, Trump disse que o país está fazendo “algo terrível” com o ex-presidente e que vai acompanhar de perto os desdobramentos no Brasil. “O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente”, afirmou. “Jair Bolsonaro não é culpado de nada.”
Em resposta, o Palácio do Planalto divulgou uma nota assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, sem citar o nome de Trump, repudiou qualquer tipo de interferência internacional. “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”, diz o texto. Lula também destacou que o país possui “instituições sólidas e independentes” e que “ninguém está acima da lei”.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também rebateu Trump, afirmando que o ex-presidente norte-americano “deveria cuidar dos seus próprios problemas” e que está “muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro”.
Bolsonaro, por sua vez, agradeceu publicamente o apoio de Trump. Em declaração à imprensa, disse ter recebido com “alegria” a manifestação do que chamou de “ilustre presidente e amigo”, e afirmou que Trump viveu “algo semelhante” nos EUA, onde também responde a processos na Justiça.
*Com informações G1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.