terça-feira, 22 de abril de 2025
Foto: reprodução Mais Goiás
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira (21) que estará em Roma para participar do funeral do Papa Francisco, previsto para acontecer entre os dias 25 e 27 de abril. O anúncio foi feito em sua rede social, Truth Social, onde também prestou homenagens ao pontífice.
“Melania e eu vamos ao funeral do Papa Francisco, em Roma. Estamos ansiosos para estar lá!”, escreveu Trump. Em outra publicação, acrescentou: “Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam”.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-dama Janja também confirmaram presença na cerimônia. Eles viajarão à capital italiana para prestar as últimas homenagens ao líder da Igreja Católica, que faleceu na madrugada desta segunda-feira, aos 88 anos.
O funeral contará com a presença de diversos chefes de Estado, líderes religiosos e autoridades internacionais.
O último encontro entre Trump e Francisco ocorreu em 2017, durante uma visita oficial ao Vaticano. Desde então, a relação entre os dois foi marcada por distanciamentos públicos. Em fevereiro deste ano, o papa enviou uma carta aos bispos dos Estados Unidos criticando as políticas migratórias adotadas durante o governo Trump, afirmando que deportações em massa ferem a dignidade de homens e mulheres em situação de vulnerabilidade.
*Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.