quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Foto: TV Globo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu a promessa de campanha e assinou uma ordem executiva para rebatizar o Golfo do México como "Golfo da América". O decreto foi publicado pela Casa Branca na noite desta segunda-feira (20) logo após tomar posse.
O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. A região tem uma superfície de aproximadamente 1,55 milhão de km², e seu subsolo é rico em petróleo. Além dos EUA, o golfo banha o México e Cuba.
Recentemente, Trump afirmou que rebatizaria o Golfo do México como "Golfo da América" por uma questão de justiça. Ele disse ainda que o novo nome seria mais bonito.
"É apropriado porque o México tem um déficit enorme com a gente, e nós fazemos todo o trabalho lá", disse Trump em janeiro.
A medida tem mais impacto político dentro dos Estados Unidos do que prático. Isso porque a troca deve ficar restrita ao território norte-americano, com pouca influência em outros países.
Além do golfo, Trump renomeou o Monte Denali, localizado no estado do Alasca para Monte McKinley. O nome anterior era uma homenagem a nativos que costumam chamar o monte de Denali e que foi batizado por decreto pelo ex-presidente Barack Obama.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.