quinta-feira, 10 de julho de 2025
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (9) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA. A nova taxação deve entrar em vigor a partir de 1º de agosto.
No texto, Trump justificou a medida com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), citando o ex-presidente Jair Bolsonaro e classificando seu julgamento como “uma vergonha internacional”. Sem apresentar provas, o republicano acusou o Brasil de “atacar eleições livres” e de violar a liberdade de expressão de cidadãos norte-americanos.
Trump também acusou o STF de emitir “ordens de censura secretas e ilegais” contra redes sociais dos EUA, ameaçando essas plataformas com multas milionárias e até com a expulsão do mercado brasileiro.
A tarifa de 50% anunciada por Trump valerá para todas as exportações brasileiras, além das taxas já existentes para setores como aço e alumínio — dois dos mais afetados pela nova medida.
Segundo Trump, a relação comercial entre os países é "injusta" e "desequilibrada". “Essas tarifas são necessárias para corrigir anos de barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil que resultaram em déficits comerciais insustentáveis para os EUA”, escreveu.
Porém, dados do Ministério do Desenvolvimento do Brasil contradizem o argumento: desde 2009, o país registra déficits comerciais com os Estados Unidos. Nesse período, os americanos venderam US$ 88,61 bilhões a mais do que compraram do Brasil.
Para analistas, a decisão de Trump tem forte motivação geopolítica e busca aumentar seu poder de barganha no cenário internacional, especialmente em ano eleitoral. Na carta, ele ainda sugeriu que as empresas brasileiras poderiam escapar da tarifa se passarem a produzir diretamente em solo americano.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.