terça-feira, 01 de julho de 2025

MUNDO

Trump ataca Elon Musk e ameaça rever subsídios a empresas do bilionário

POR Ana Carla Oliveira | 01/07/2025
Trump ataca Elon Musk e ameaça rever subsídios a empresas do bilionário

Foto: Reprodução Poder 360

O

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a disparar críticas contundentes contra o empresário Elon Musk nesta terça-feira (1º), em meio às tensões provocadas pela proposta orçamentária que o governo tenta aprovar no Congresso. Em publicação feita na Truth Social, sua rede social própria, Trump questionou os subsídios recebidos pelas empresas de Musk e sugeriu que o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) investigue os incentivos concedidos.

 

“Elon talvez receba mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e sem esses subsídios, ele provavelmente teria que fechar as portas e voltar para a África do Sul”, afirmou o presidente. Ele ainda ironizou: “Talvez devêssemos pedir para o DOGE dar uma boa olhada nisso? Há muito dinheiro para economizar!”.

 

A tensão entre os dois, que já foram aliados, se intensificou após críticas públicas de Musk à proposta orçamentária de Trump. O bilionário, CEO da Tesla e da SpaceX, advertiu os legisladores republicanos que correm risco de perder suas primárias em 2026 caso apoiem a aprovação do orçamento — um plano que, segundo ele, representa o maior aumento da dívida pública na história dos EUA.

 

“Todos os membros do Congresso que fizeram campanha para cortar gastos do governo e imediatamente votaram pelo maior aumento da dívida da história deveriam ter vergonha. E vocês perderão suas primárias no ano que vem, mesmo que seja a última coisa que eu faça na Terra”, escreveu Musk.

 

A proposta orçamentária em análise no Senado inclui cortes de impostos, redução de gastos públicos e aumento no financiamento para defesa e controle de imigração — pilares da agenda trumpista. No entanto, ainda não está claro se os 53 senadores republicanos darão apoio integral à medida.

 

Trump, que já contou com o apoio público de Musk durante sua campanha anterior, também reforçou sua oposição histórica ao mandato de veículos elétricos. “Carros elétricos são ótimos, mas nem todos deveriam ser obrigados a ter um”, disse, destacando que sempre defendeu a liberdade de escolha nesse setor.

 

A escalada pública entre os dois deve reverberar no ambiente político e econômico dos Estados Unidos, em especial no setor de tecnologia e energia limpa, onde Musk é uma das figuras mais influentes e suas empresas, amplamente dependentes de incentivos governamentais, têm papel central.

 

*Com informações Jovem Pan

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: