terça-feira, 08 de julho de 2025

MUNDO

Trump ameaça tarifa extra de 10% a países que apoiarem políticas do Brics

POR Marcos Paulo dos Santos | 07/07/2025
Trump ameaça tarifa extra de 10% a países que apoiarem políticas do Brics
O

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (6) que países que apoiarem as “políticas antiamericanas” do Brics sofrerão sanções econômicas. Segundo ele, será aplicada uma tarifa adicional de 10% a essas nações.

 

“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do BRICS pagará uma tarifa ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a esta política. Obrigado pela atenção!”, escreveu em sua rede social, Truth Social.

 

Trump, que concorre novamente à presidência nas eleições de 2025, não especificou quais ações seriam consideradas “políticas antiamericanas”.

 

A declaração de Trump foi feita no mesmo dia em que o Brasil sedia a abertura da cúpula anual do Brics, no Rio de Janeiro. O grupo, atualmente com onze países-membros, é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

 

Criado em 2009 com o nome BRIC — formado pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China — o bloco ganhou o “S” em 2011, com a entrada da África do Sul. O conceito original foi desenvolvido pelo economista inglês Jim O’Neil, em 2001, ao destacar o potencial econômico dos países emergentes.

 

Com base em dados do Banco Mundial, o Brics reúne um Produto Interno Bruto (PIB) conjunto de US$ 24,7 trilhões e representa 24% do comércio mundial. O bloco também concentra quase metade da população global, abrigando os dois países mais populosos do planeta: China e Índia.

 

A mais recente expansão do grupo ocorreu entre 2024 e 2025, com a adesão de seis novos membros, seguindo a Declaração de Johanesburgo. A Argentina foi convidada, mas recusou a entrada.

 

Com informações de Agência Brasil.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: