sexta-feira, 19 de abril de 2024

MUNDO

Trump ameaça fechar fronteira com o México se não construir o muro

POR Jornal Somos | 29/12/2018
Trump ameaça fechar fronteira com o México se não construir o muro

Chicago Tribune

D

Depois que a discussão sobre a construção do muro na fronteira entre os EUA e o México impediu a aprovação no Congresso dos EUA do Orçamento de 2019, o presidente Donald Trump usou seu perfil no Twitter para ameaçar fechar a passagem entre os dois países caso os recursos para a obra não sejam aprovados.

 

 

Em seu tuíte o presidente estadunidense diz: “seremos forçados a fechar a fronteira sul completamente se os democratas obstrucionistas não nos derem dinheiro para terminar o muro e mudarem as ridículas leis migratórias atreladas ao nosso país. Difícil acreditar que tínhamos um Congresso e um presidente que aprovariam essa situação".

 

 

Trump afirma que o fechamento da fronteira será uma grande fonte de lucro para os EUA, já que em sua opinião o país perde muito com o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). O presidente também voltou a falar em cortar a ajuda financeira a Honduras, Guatemala e El Salvador, lugares de onde saem a maioria dos imigrantes que tentam chegar aos Estados Unidos através da fronteira com o México.

 

 

“Ou nós construímos o muro ou fechamos a fronteira. (...) Honduras, Guatemala e El Salvador não estão fazendo nada para os EUA além de tomar nosso dinheiro. Uma nova caravana está se formando em Honduras e não estão fazendo nada a respeito disso. Nós vamos cortar toda a ajuda para esses três países levam vantagem por anos!", disse Trump.

 

 

Essas falas de Trump vieram após a paralisação parcial do governo após o Congresso falhar na tentativa de achar um acordo para financiar a construção do muro. Os democratas se recusaram a dar US$ 5 bilhões para o projeto e o presidente disse que não aceitará nenhum acordo orçamentário a menos que consiga os recursos para o muro.

 

 

Em novembro, Trump já havia ameaçado fechar "toda a fronteira" com o México. Dias depois, as autoridades americanas fecharam um posto de fronteira no sul da Califórnia, quando centenas de imigrantes da América Central tentaram forçar a passagem por uma cerca na cidade mexicana de Tijuana.

 

 

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, decidiu não opinar sobre a ameaça de Donald Trump.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: