sexta-feira, 19 de abril de 2024

MUNDO

Tragédia no Afeganistão: terremoto mata mais de 1.000 pessoas e Papa emite nota

POR | 22/06/2022
Tragédia no Afeganistão: terremoto mata mais de 1.000 pessoas e Papa emite nota

Imagem: Reprodução Rede Social/Twitter

A

Apesar de ainda estar sendo atualizado, até agora foi divulgado pelos órgãos oficiais que no início da madrugada, por volta de 1h30, a 44 km da cidade de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), aconteceu um terremoto. O tremor ocorreu com 10 km de profundidade, em uma área de difícil acesso perto da fronteira com o Paquistão, e foi sentido na capital Cabul e nos vizinhos Índia e Paquistão.

 

 

Ainda de acordo com o Serviço, o tremor foi de magnitude 5,9, apesar de alguns órgãos afirmarem que pode ter chegado à 6,1 na escala Richter, entretanto o que todos concordam é que em qualquer um dos níveis é muito alto.

 

 

Até o momento já se afirma que são mais de 1.000 pessoas no leste do Afeganistão nesta quarta-feira (22), e ao menos outras 1.500 pessoas ficaram feridas. Segundo as autoridades locais, que tem feito a atualização dos números, ainda existem muitos vilarejos onde as forças de resgate não conseguiram chegar até o momento, o que indica que os números deverão subir.

 

"O número de mortos provavelmente aumentará, pois algumas das aldeias estão em áreas remotas nas montanhas e levará algum tempo para coletar detalhes", disse um porta-voz do Ministério do Interior.

 

Em sua audiência semanal do Vaticano, na manhã de hoje, quarta-feira (22/6), o Papa Francisco se manifestou sobre o terremoto lamentando todas as vidas perdidas.

 

“Nas últimas horas, um terremoto causou danos extensivos no Afeganistão. Eu expresso minha simpatia com os feridos e os afetados pelo tremor, e rezo em particular para aqueles que perderam suas vidas e suas famílias. Espero que, com a ajuda de todos, o sofrimento do povo afegão seja aliviado", declarou o pontífice.

 

 

(Com informações do G1, CNN e FOLHA)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: