quinta-feira, 18 de abril de 2024

MUNDO

TIRAR 10 NA ESCRITA NO TCC É TAMBÉM TIRAR 10 NA ORATÓRIA?

POR | 22/06/2018

Giovanni Souto Professor de Oratória e Mestre em Gestão Empresarial www.falasouto.com.br

TIRAR 10 NA ESCRITA NO TCC É TAMBÉM TIRAR 10 NA ORATÓRIA?

Arquivo pessoal

O

O ambiente acadêmico é uma fonte para o aprendizado e a convivência. Não existe a idade ideal para o tema educação estar mais aprimorado, pois todo o tempo é tempo para o conhecimento. E assim o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação ou pós-graduação se aproxima e @ alun@ necessita de escrever um artigo e ser aprovado. Bom, isso não é novidade. Agora pergunto: TIRAR 10 NA ESCRITA DO TCC É TAMBÉM TIRAR 10 NA ORATÓRIA?

 

Um dos grandes receios dos acadêmicos é o poder da fala no momento da apresentação do artigo. Já cumpriram todos os requisitos da ABNT, tiveram acompanhamento e revisão de um professor orientador, contudo, ficaram simplesmente congelados só de imaginar de ter a obrigação da próxima etapa na defesa oral da tese.

 

Essa realidade necessita de maior atenção e preparação dos envolvidos. Não adianta ser um excelente escritor e falhar feio na expressão verbal. Para tanto, a autoconfiança necessita ser estimulada. É imperioso que haja a criação de um novo conceito mental: “Sou capaz e acredito no poder da minha fala”. Essa substituição real e verdadeira do subconsciente é a força da mente, não alcançando imediatamente a consciência. Esse é o primeiro passo.

 

O segundo passo está no conhecimento das técnicas da fala e no treinamento. Infelizmente nossas instituições educacionais ainda têm uma carência de opções de professores de oratória. Mas asseguro que é um investimento para toda a vida profissional e pessoal, pois a oralidade será necessária nos momentos de se tomar uma decisão. E como sabemos, uns decidem com sucesso e outros não.

 

Por isso, recomendo que tenha sucesso e tire 10 na escrita e na fala do TCC. Aproveite todas as oportunidades de se expressar em público, pois será a prática conciliada com as técnicas aprendidas que proporcionarão a sua escalada de notoriedade.

 

Giovanni Souto

Professor de Oratória e Mestre em Gestão Empresarial

www.falasouto.com.br

COMPARTILHE: