sexta-feira, 26 de abril de 2024

Testes preliminares apontam que uso da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes é seguro

POR Ana Carolina Morais | 23/03/2021
Testes preliminares apontam que uso da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes é seguro

Reprodução / Yahoo Notícias

A

A Sinovac Biotech, empresa biofarmacêutica chinesa responsável pela CoronaVac, vacina contra a Covid-19, informou, nesta segunda-feira (22), que resultados preliminares apontaram que seu imunizante pode ser utilizado com segurança em crianças e adolescentes, apresentando reações imunológicas neles.

 

 

Os dados dessa fase inicial foram obtidos com a realização de testes clínicos com mais de 500 crianças e adolescentes na faixa etária de 3 a 17 anos de idade, onde todos receberam duas doses médias ou baixas da vacina ou um placebo.

 

 

A maior parte das reações adversas sentidas foram brandas, conforme informou o pesquisador da Sinovac, Zeng Gang. Segundo ele, duas crianças que receberam a dose inferior sentiram febre alta, sendo categorizadas como grau 3.

 

 

O pesquisador ainda revelou que os níveis de anticorpos atingidos pela CoronaVac nas crianças foram superiores aos visualizados em adultos de 18 a 59 anos, bem como em idosos, em comparativo com os dados coletados em testes clínicos anteriores. Nas crianças de 3 a 11 anos, a dose menor induziu boas reações favoráveis, enquanto nos jovens de 12 a 17 anos foi a dose média que agiu melhor.

 

 

Até o momento os dados preliminares não foram publicados em revistas especializadas e nem analisados pela comunidade científica. A testagem da Sinovac em estágio avançado, que avalia a capacidade do imunizante para impedir a Covid-19, ainda não incluiu menores de idade.

 

 

Além destes testes, a farmacêutica também está estudando uma terceira dose, com mais um reforço em ensaio clínico na China, onde os voluntários recebem uma terceira aplicação 8 meses após terem recebido a segunda.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: