quarta-feira, 09 de julho de 2025
Foto: Anang Santoso/Pexels
Nesta quarta-feira (9), a Terra está girando um pouco mais rápido do que o habitual — e, por isso, viveremos o dia mais curto de 2025 até agora. A rotação do planeta será concluída com 1,30 milissegundo a menos do que as tradicionais 24 horas.
🌍 Pode ficar tranquilo: você não vai notar a diferença. Para ter uma ideia, um piscar de olhos dura cerca de 300 milissegundos — ou seja, o “tempo perdido” hoje é cerca de 230 vezes menor.
Apesar de parecer curioso, o fenômeno não é inédito. Em 2025, ele ainda deve se repetir nos dias 22 de julho (com 1,38 milissegundo a menos) e 5 de agosto (1,51 milissegundo a menos). A rotação da Terra está longe de ser constante e sofre pequenas variações causadas por fenômenos como deslocamento do núcleo, marés oceânicas, atividade sísmica e até mudanças climáticas.
A Terra está em ritmo acelerado há algum tempo. Em 2020, por exemplo, o planeta registrou os 28 dias mais curtos já medidos desde que os relógios atômicos começaram a ser usados na década de 1960. Um desses recordes foi em 19 de julho de 2020, com 1,47 milissegundo a menos. Mas o marco mais impressionante veio dois anos depois: em 29 de junho de 2022, a Terra completou sua rotação com 1,59 milissegundos a menos — o dia mais curto já registrado na história moderna.
Apesar do comportamento “apressado”, os cientistas garantem que não há motivo para preocupação. Essas variações são normais e fazem parte da complexa dinâmica do planeta.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.