quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Corpos no chão após ataque terrorista do Hamas - Foto: BAZ RATNER / AFP
Como presidente durante o mês de outubro, do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil convocou uma reunião do órgão ainda no sábado com as primeiras notícias do conflito. A reunião ocorreu ontem (08) porém como membros permanentes Rússia e China (aliados do Hamas e dos povos árabes) acabaram dificultando um consenso nas pautas levantadas na reunião.
Após o encontro, EUA e Rússia emitiram suas notas. O porta voz russo, não afirmou se a Rússia pretende apoiar um dos lados, mas disse que o governo está preocupado com a aproximação de navios de guerra dos Estados Unidos de Israel. Já o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ordenou que o navio da Marinha norte-americana USS Gerald R. Ford Carrier navegasse no Mediterrâneo oriental como uma demonstração de apoio a Israel.
Ao todo, cerca de 1.200 pessoas morreram desde o início do conflito, segundo autoridades dos dois lados, incluindo 260 israelenses executados após não conseguirem fugir quando o Hamas invadiu o local onde o festival Universo Paralello, rave que foi criada pelo DJ Swarup, pai dos DJ’s Alok e Bhaskar, que estava no evento quando começaram os ataques.
O evento original, o brasileiro, foi criado aqui, em Goiás, mas logo foi transferida para a Bahia, onde geralmente acontece na virada do ano na praia de Pratigi, de Ituberá. O festival já aconteceu em países como a Índia, em 2015, e na França, em 2016, e entre 2022 e 2023, foram realizadas edições na Argentina, Espanha, Portugal, Tailândia e México. Esta festa foi a festa primeira a acontecer no Oriente Médio e recebeu o nome de Tribe of Nova. Swarup foi um dos DJs contratados para a edição israelense.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.