sábado, 05 de outubro de 2024

MUNDO

Telefonema entre Maduro e Lula deve acontecer nesta quinta (1º)

POR Thais Cabral | 01/08/2024
Telefonema entre Maduro e Lula deve acontecer nesta quinta (1º)

Foto: Andre Borges/EFE. Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/oposicao-critica-aceno-de-lula-a-maduro-apos-eleicoes-na-venezuela/ Copyright © 2024, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

O

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, solicitou ao governo brasileiro uma ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com apurações da CNN, o contato telefônico está previsto para ocorrer nesta quinta-feira (1º), ainda sem hora definida.

 

O pedido foi feito ao Palácio do Planalto pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, segundo integrantes do Palácio do Planalto. A conversa será sobre o processo eleitoral na Venezuela e a atual situação do país após as eleições de domingo.

 

A informação do pedido de telefonema de Maduro para Lula foi antecipada pelo jornal “O Globo”.

 

Nesta semana, Lula também conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a Venezuela. Ambos cobram a divulgação das atas eleitorais, que ainda não foram publicadas pelo governo venezuelano.

 

Apesar de não ter reconhecido o resultado anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no domingo (28), Lula disse em entrevista à TV Centro América que está “convencido de que é um processo normal, tranquilo.”

 

Em contrapartida, o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), único parlamentar brasileiro autorizado a acompanhar o pleito como observador internacional, fez críticas ao processo e afirmou que o momento é “muito tenso”. “Não houve uma transparência que pudesse legitimar o processo. Portanto, as eleições estão sob suspeição”, disse o senador.




*Com informações CNN e Agência Senado

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: