domingo, 06 de outubro de 2024
Imagem: divulgação/ABP
A campanha Setembro Amarelo, faz parte do calendário nacional desde 2013, para trabalhar e conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e os cuidados com a saúde mental. O dia 10 do mês — ou seja, esta terça-feira — foi oficialmente escolhido como o dia mundial de prevenção, onde as discussões sobre o tema se intensificam.
Segundo o portal oficial da campanha o Setembro Amarelo, é uma das maiores do mundo. Em 2024 o tema é “Se precisar, peça ajuda!”. No Brasil a campanha completa 11 anos e é realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A partir de hoje, o Congresso Nacional vai ficar iluminado de amarelo até quinta-feira (12), sendo uma forma de propagar a importância do debate sobre saúde mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar episódios subnotificados, o que provavelmente aumentaria esse número para algo em torno de um milhão.
No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos ao ano, cerca de 38 casos diários. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte, depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
"O suicídio é uma questão de saúde pública e que pode ser prevenida. Não basta apenas fazermos campanha no mês de setembro. É preciso falarmos sobre o assunto 365 ao ano. E mais importante do que falar, precisamos de mais investimento em prevenção de doenças, fácil acesso a tratamento psiquiátrico adequado, incluindo medicamentos que poderiam ser disponibilizados por meio do sistema público de saúde e farmácias populares para que toda a população tenha acesso", destaca Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.