sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

Segundo impeachment de Donald Trump é aprovado pela Câmara dos EUA

POR Ana Carolina Morais | 14/01/2021
Segundo impeachment de Donald Trump é aprovado pela Câmara dos EUA

JONATHAN ERNST / REUTERS

O

O segundo pedido de impeachment de Donald Trump foi aprovado, nesta quarta-feira (13), pela Câmara dos Estados Unidos, faltando apenas seis dias para o fim de seu mandato. Sendo assim, o republicano se torna o primeiro presidente da história do território americano a ter dois processos de impeachment aprovados na Câmara. Agora, o procedimento seguirá para o Senado.

 

 

A aprovação do processo ocorreu com 232 votos a favor e 197 contra, onde 4 deputados não votaram. Chamou a atenção o fato de que entre os favoráveis ao impeachment, 10 são membros do Partido Republicano, mesmo partido de Trump. Os democratas votaram de forma unânime a favor.

 

 

O presidente foi considerado culpado por incitar à violência que gerou a invasão ao Capitólio, que é a sede do Congresso dos EUA, ocorrida na semana passada. No processo de impeachment anterior, Trump fora declarado culpado por obstrução ao Congresso e abuso de poder, sendo absolvido, porém, pela maioria republicana no Senado.

 

 

Nos EUA, diferentemente do Brasil, o presidente não é afastado na abertura do processo de impeachment no Senado, e a remoção ocorre somente de forma definitiva após análise e aprovação do procedimento pelos senadores.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: