quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Nasa / ESA/ A. Simon (GSFC), M.H. Wong (Universidade da California, Berkeley) e OPAL
Na noite desta terça-feira (20), um fenômeno astronômico poderá ser observado em partes do Brasil: a ocultação de Saturno pela Lua. Ocultação é um fenômeno no qual um astro passa entre o observador e um astro mais afastado, bloqueando sua visão de forma significativa (uma boa parcela ou totalmente). É um fenômeno relativamente comum entre corpos do Sistema Solar, já que todos se movimentam mais ou mesmo em um mesmo plano.
Ocultações de planetas pela Lua ocorrem todos os anos, mas nem sempre são visíveis do Brasil. O evento no qual a Lua se deslocará entre nós e o planeta dos anéis, encobrindo-o, ocorrerá entre 21h46 e 23h38 (Horário de Brasília), e poderá ser visto nos estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Devido à proximidade da Lua com a Terra, sua posição no céu pode variar dependendo da localização do observador na superfície da Terra, o que significa que nem todos terão a mesma visão do fenômeno. Por exemplo, para quem estiver nas regiões sul e sudeste do Brasil, o fenômeno poderá ser observado apenas como uma conjunção, onde Saturno e a Lua aparecerão muito próximos no céu.
Quem não puder ver o fenômeno, o Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), transmitirá o evento ao vivo em seu canal no YouTube a partir das 21h.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.