quarta-feira, 16 de julho de 2025
Foto: Divulgação/Idtech
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um alerta nesta semana sobre a situação crítica dos estoques de sangue O negativo na Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo). O déficit está afetando o atendimento nas 223 unidades de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
O sangue O negativo é considerado universal em transfusões de emergência, já que pode ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo. Isso o torna indispensável em casos graves, como acidentes, cirurgias de urgência e situações em que não há tempo para identificar o tipo sanguíneo do paciente. Apesar de sua importância, esse é um dos tipos sanguíneos mais raros entre a população.
A diretora de Captação e Atendimento ao Doador da Rede Hemo, Daynara Vilar, reforça a urgência da situação. “A doação é um gesto simples, seguro e que pode salvar até quatro vidas. Tipos como A -, B -, O – e AB – são cruciais em emergências. Quem ainda não doou nos últimos três meses ou nunca doou, este é o momento de ajudar”, destaca.
Quem pode doar:
Onde doar:
O agendamento pode ser feito pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Empresas e instituições também podem solicitar a unidade móvel da Rede Hemo para campanhas externas, com no mínimo 120 voluntários confirmados, por e-mail (hemocentro.captacao@idtech.org.br) ou telefone (62) 3231-7925.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Goianas jogarão domingo (20) em Aracaju (SE) contra o APCEF Confiança