sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Você já passou por uma situação de perigo ou emergência em que não era possível pegar o celular para ligar para alguém pedindo ajuda? A blogueira Bic Muller, criadora do site "Morri de SungaBranca", passou por algo assim. A mãe de Muller teve um infarto grave na rua há cerca de um mês e ela só soube do ocorrido porque uma pessoa encontrou o seu número de celular nos contatos de emergência cadastrados no smartphone da mãe, contou em seu perfil no Twitter.
Tudo terminou bem (ufa). A mãe de Muller foi socorrida na hora e já teve alta. Mas o caso reacendeu a importância de conhecermos alternativas rápidas e práticas para qualquer situação de perigo ou emergência. Por isso, separamos algumas dicas para ativar recursos que podem ajudar em momentos delicados.
Os celulares da Apple e alguns aparelhos com o Android possuem uma função que serve para cadastramos contatos de confiança. Em situações de risco, eles podem ser acionados de um modo bem prático.
Como funciona no iPhone
Os números podem ser acessados na tela de bloqueio do iPhone. Observe que aparece uma opção chamada "Emergência". Ao clicar, o item "Ficha Médica" aparece com os contatos de confiança.
Caso você precise acionar de um modo mais prático os seus próprios números de confiança, existe o recurso SOS de Emergência.
Em caso de perigo, você vai pressionar o botão (ou botões) demonstrados na tela para ativá-lo. Em seguida, o seu iPhone vai automaticamente entrar em contato com o serviço de emergência local. Ao final da ligação, os números que você cadastrou receberão um SMS informando que você usou a função de alerta.
Como funciona no Android
Nem todos os modelos Android possuem o recurso SOS de Emergência. Mas se você possui um aparelho da Samsung, as chances são grandes. Faça o teste.
A partir de agora é só você pressionar a tecla de Ligar/Desligar por três vezes rapidamente e os contatos cadastrados receberão um alerta de emergência. Diferentemente do iPhone, o Android permite que fotos tiradas das câmeras frontal e traseira sejam enviadas. Além disso, uma gravação de áudio de cinco segundos também pode ser anexada. Para apagar ou editar um contato, é só repetir o procedimento.
WhatsApp também pode ajudar
Tudo o que você precisa fazer é ativar o GPS do seu celular. Em situações de necessidade, você pode compartilhar a sua localização com alguém de confiança com um contato específico ou grupo. Você pode definir por quanto tempo a sua localização ficará disponível, então não precisa temer pela sua privacidade. Pode ser por 15 minutos, 1 hora ou 8 horas.
No iPhone
Se você se movimentar e sair do lugar, o contato vai saber, já que poderá acompanhar todo o trajeto em tempo real.
No Android
Quando quiser finalizar o compartilhamento antes do tempo limite, é só selecionar "encerrar”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.