quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nos últimos dias, quando fala-se em políticas internacionais, a sensação que toma conta do mundo e de estarmos vivenciando uma nova Guerra Fria. O motivo é que a Rússia nega que esteja planejando uma invasão da Ucrânia, mas já tomou parte do território ucraniano antes. Estima-se que Moscou possua pelo menos 100 mil soldados próximos à fronteira entre os dois países.
O impasse se iniciou com a tentativa da Rússia em barrar qualquer movimento da Ucrânia na direção de instituições europeias e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar ocidental), em particular.
A Ucrânia faz fronteira tanto com a União Europeia como com a Rússia, mas sendo uma ex-república soviética tem profundos laços sociais e culturais com o país de Vladmir Putin.
As tensões são grandes e, embora negue a invasão, o presidente russo ameaçou “medidas retaliatórias tecno-militares apropriadas “caso continue o que ele chama de “ abordagem agressiva do ocidente”.
O secretário geral da OTAN, Jens Stoltenberg, alertou que o risco de um conflito militar é real. Moscou acusa países membros da OTAN de “encher” a Ucrânia de armamentos e os EUA de alimentar as tensões.
Na realidade, a Rússia quer que a OTAN retorne a suas fronteiras de antes de 1997, deixando de expandir na direção do oriente, além de querer o fim das suas atividades militares no Leste Europeu. Quanto à Ucrânia, a Rússia acusa o país de estar realizando um projeto “anti-Rússia”.
A principal preocupação no Ocidente -Washington, OTAN, Reino Unido e União Europeia – é, além da deflagração de uma guerra, a perspectiva de que Moscou está tentando dividir e desestabilizar a Europa, abalando o equilíbrio do poder continental a favor do Kremlin.
Em meio a negociações que podem incluir sanções econômicas e um intenso “vai e vem” diplomático, o Ocidente vai se preparando para o que possa vir a acontecer.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.