sexta-feira, 19 de abril de 2024

MUNDO

Rússia anuncia 3ª tentativa de criar corredor humanitário após dias de fracassos

POR | 07/03/2022
Rússia anuncia 3ª tentativa de criar corredor humanitário após dias de fracassos

Foto: Reprodução/Ministério das Relações Exteriores da República da Bielorrússia

N

Nesta segunda-feira, a invasão da Rússia ao território ucraniano entrou no 12º dia e neste dia é esperada a terceira rodada de conversas entre as delegações russa e ucraniana em busca do cessar-fogo definitivo. Entretanto está difícil ver a possibilidade disto acontecer, até porque nem mesmo um corredor humanitário se conseguiu realizar até então. A reunião está marcada para começar às 11h, horário de Brasília, segundo o conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak. Nestas ultimas 24 horas, os russos boicotaram uma audiência na Corte Internacional de Justiça.

 

 

Este início de semana também terá uma terceira tentativa dos chamados corredores, segundo informou a Rússia. Contudo, o governo ucraniano, porém, teme que a ação possa ser uma estratégia para concentrar forças e fazer uma nova onda de ataques. A Ucrânia diz esperar uma batalha por Kiev nos próximos dias.

 

 

Outra insatisfação é quanto aos critérios, para o corredor já que foram propostas quatro cidades da Ucrânia, mas a maioria das rotas tem como destino cidades da Rússia ou Belarus. Autoridades da Ucrânia dizem que a proposta é "inaceitável". A medida do governo russo exclui a Polônia e Hungria, os principais destinos para refugiados da Ucrânia.

 

 

Outro ponto que deixa preocupação é que durante o último fim de semana, autoridades locais e da Rússia fizeram duas tentativas para negociar o cessar-fogo no distrito de Mariupol, mas os acordos foram interrompidos após registros de ataques nas áreas que deveriam ser seguras para a passagem de civis.

 

 

O que fica claro é a necessidade de algo ser feito, já que algumas destas cidades como Mariupol está sem energia elétrica, alimentos, água, gás e transportes.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: