quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta segunda-feira (24), Rish Sunak foi anunciado como novo primeiro-ministro do Reino Unido. A escolha foi feita após Boris Johnson desistir da disputa e Sunak ser o único candidato a conseguir apoio suficiente nas eleições internas para líder do Partido Conservador.
A britânica Liz Truss renunciou nesta quinta-feira (20), aos postos de líder do Partido Conservador e de primeira-ministra do Reino Unido, abrindo novamente eleições para o cargo. A última havia sido definida há cerca de 45 dias, no dia 5 de setembro.
Rishi Sunak ainda precisa ser convidado pelo Rei Charles III, antes de ser considerado oficialmente o primeiro-ministro, porém esse procedimento é considerado formalidade.
"Não há dúvida de que enfrentamos um profundo desafio econômico. Agora precisamos de estabilidade e unidade, e farei disso minha maior prioridade unir nosso partido e nosso país”, disse Sunak após a vitória.
Em postagem no Twitter, Liz Truss parabenizou a vitória de Sunak e disse que ele terá seu total apoio.
Sendo um dos favoritos à disputa, Johnson admitiu que não poderia mais unir o partido após um dos períodos mais turbulentos da história política britânica e não chegou a se candidatar.
Uma possível concorrente era a líder da Câmara dos Comuns do Parlamento, Penny Mordaunt, no entanto ela não conseguiu o mínimo de 100 apoiadores que era necessário e retirou sua candidatura minutos antes do anúncio.
Sunak tem 42 anos e é ex-ministro das Finanças, ele também é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em menos de dois meses. Ele enfrentará grandes desafios, já que será encarregado de reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido por meio de profundos cortes de gastos, em meio ao aumento das taxas de energia, alimentos e hipotecas.
Ele também será o presidente de um partido que saltou de uma crise para outra nos últimos meses, muito dividido em linhas ideológicas, e um país que fica cada vez mais irritado com a conduta de seus políticos.
"O Reino Unido é um grande país, mas enfrentamos uma profunda crise econômica", disse Sunak em um comunicado declarando sua candidatura no domingo (23).
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.