sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução / O Globo
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) fez um alerta sobre o fenômeno meteorológico La Niña, que pode chegar em breve acompanhado de temperaturas mais baixas. Depois do El Niño, que provocou uma onda de calor em 2023.
"O fenômeno El Niño 2023/24, que contribuiu para alimentar o aumento das temperaturas globais e das condições meteorológicas extremas em todo o mundo, mostra sinais de que está chegando ao fim. É provável que aconteça um retorno às condições de La Niña ainda este ano", pontua a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden), o La Niña costuma impactar especialmente nas chuvas na parte sul do Pantanal — que está no Mato Grosso do Sul — ocasionando seca no bioma. Para as regiões Norte e Nordeste espera-se uma estação chuvosa “abundante” a partir de outubro e novembro.
"Na grande região central do Brasil, englobando Sudeste e Centro-Oeste, os fenômenos El Niño e La Niña não tem muita influência sobre as chuvas", destaca o Cemaden.
*Com informações Correio Braziliense
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.