sábado, 23 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu a maioria dos votos para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos do órgão, nesta quinta-feira (7). Foram 93 votos favoráveis à suspensão, 24 contrários e 58 abstenções (que não são consideradas nesses casos). Para a medida, era necessário uma maioria de dois terços dos membros votantes.
Entre os países que decidiram se abster, está o Brasil. De acordo com o embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, o país “está comprometido em encontrar formas de cessar as hostilidades imediatamente, promover um diálogo real em busca de uma solução sustentável e pacífica, garantindo respeito aos direitos humanos e ao direito humanitário”.
Na resolução que foi adotada pela minuta da Assembleia-Geral foi afirmado que a o órgão está com uma “grande preocupação com a crise humanitária e de direitos humanos em andamento na Ucrânia”, em especial com as denúncias de abusos de direitos feitos pela Rússia. O ato de suspensão do Conselho é muito raro.
(Com informações da CNN Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.