sábado, 20 de abril de 2024

MUNDO

Quase 200 brasileiros se voluntariaram para testar vacina contra Covid19

POR | 28/04/2020
Quase 200 brasileiros se voluntariaram para testar vacina contra Covid19

EFE/EPA

E

Existem 182 brasileiros voluntários inscritos em uma plataforma internacional que está convocando pessoas dispostas a se infectar de propósito com o novo coronavírus em testes múltiplos de vacinas. Isso segundo a plataforma, chamada 1 Day Sooner, que já tinha 3,9 mil inscritos de 52 países, até esta segunda-feira (27), 182 eram brasileiros.

 

A vacina tem sido foco da maioria dos gestores, autoridades e profissionais de saúde, sendo vista inclusive como única saída para o fim da pandemia e suas consequências no mundo. Por isso, na última sexta feira (24), a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma iniciativa de "colaboração emblemática" para acelerar o desenvolvimento, a produção e o uso de medicamentos, testes e vacinas seguros e eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar a Covid-19. Segundo a OMS, a iniciativa – chamada de Access to Covid-19 Tools Accelerator, ou o ACT Accelerator –, irá tornar as tecnologias contra a doença "acessíveis a todos que precisam delas, no mundo inteiro".

"O mundo precisa dessas ferramentas e precisa delas rapidamente (...) Estamos enfrentando uma ameaça comum, que só podemos derrotar com uma abordagem comum", afirmou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, no lançamento da iniciativa.

 

Segundo reportagem publicada hoje, terça feira (28), pela revista IstoÉ, mais de 100 projetos de vacina contra a COVID-19, incluindo alguns em fase de testes clínicos, estão registrados no mundo. Isso de acordo com anuncio da London School of Hygiene & Tropical Medicine, uma faculdade de Medicina britânica de prestígio. Entre os 119 projetos diferentes de vacinas contra a doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, 110 delas em fase de desenvolvimento “pré-clínica”. Oito projetos alcançaram a etapa de testes clínicos de fase I em seres humanos. Entre eles, um projeto chinês, liderado pela empresa CanSino, que tem cotação na Bolsa de Hong Kong, está em uma fase ainda mais avançada, com testes clínicos de fase I e de fase II. O objetivo principal dos testes de fase I é comprovar a segurança e, em menor medida, a eficácia de um produto médico. Os testes de fase II e depois de fase III, realizados em maior escala, têm como objetivo avaliar a eficácia, antes que as autoridades de saúde aprovem a eventual comercialização.

 

Para desenvolver qualquer tipo de vacina, os cientistas precisam percorrer diversas etapas. Uma das mais demoradas é justamente o teste em humanos. A iniciativa do 1 Day Sooner pretende ter à mão candidatos para testar diversos tipos de vacinas ao mesmo tempo – o que abrevia algumas etapas tradicionais para chegar a um resultado.

“Nosso objetivo é criar as condições prévias necessárias para os testes avançarem, o que envolve garantir um conjunto diverso de voluntários pelo mundo”, afirma Josh Morrison, criador da iniciativa, em entrevista ao site G1.

 

O que se pode afirmar com toda a certeza hoje, é que todos estão em busca do mesmo objetivo.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: