quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Black Friday tem o seu primeiro registro de uso em calamidades. O termo foi usado, por exemplo, quando dois especuladores tentaram tomar o mercado de ouro na Bolsa de Nova York e o governo teve que intervir, aumentando a oferta da matéria prima e derrubando os preços, quando investidores perderam grandes fortunas.
Após isso, o termo passou a ser usado na década de 60, quando policiais de Filadélfia, Estados Unidos, frustrados pelo trânsito causado pelas compras de fim de ano usando o termo "Black Friday".
Os lojistas não gostaram do uso do termo e começaram a se referir da data como Big Friday, "Grande Sexta".
Com o tempo, a expressão "Back to Black", voltar ao preto (ou ao azul, se referindo a conseguir crédito) se popularizou e Black Friday foi adotada como nome oficial para o maior dia de vendas do ano.
Então, ná decada de 90, o termo se alastrou por todo o país. Em 2001, o dia foi consagrado como o maior dia de compras do ano.
Nos Estados Unidos, a Black Friday é reaizada na primeira sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, abrindo a temporada de compras de Natal.
O Canadá com inveja do grande fluxo de mercado, começou a oferecer suas liquidações no mesmo dia, apesar de realizar o Dia de Ação de Graças um mês antes.
No México, a Black Friday recebe o nome de "El Buen Fin", por ser associado ao aniversário da revolução de 1910 que frequentemente coincide com o famoo dia norte-americano.
No Brasil, não existe data comemorativa relacionada à Black Friday mas o dia foi incluso no calendário comercial do Brasil em 2011.
Para aqueles que pretendem comprar pela internet, o Procon divulgou uma lista de sites não confiáveis para a compra. Consulte clicando aqui.
O Procon Goiás ainda divulgou uma lista de recomendações para compras presenciais, que vão desde pesquisar antecipadamente os históricos de preço, compras por impulso, privacidade, imprimir e guardar documentos como comprovantes, contratos, anúncios e nota fiscal, atenção ao preço de frete, solicitar o prazo de entrega, conferir o produto comprado, entre outros.
Além disso, o consumidor que constatar qualquer irregularidade pode acionar o Procon Goiás, no período das 7 às 18h, por meio do Disque-Denúncia 151 ou no atendimento Vapt Vupt.
As recomendações completas pode ser consultadas aqui.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.