quinta-feira, 25 de abril de 2024

MUNDO

Protestos nos EUA pela morte de George Floyd duram há 6 dias

POR Ana Carolina Morais | 01/06/2020
Protestos nos EUA pela morte de George Floyd duram há 6 dias

Christian Mang / Reuters

O

Os atos antirracistas nos Estados Unidos da América perduram há 6 dias consecutivos ganhando força e intensidade em cada nova manifestação. A onda de protestos foi motivada pela morte por asfixia de George Floyd, afro-americano que trabalhava com segurança particular, recém desempregado devido à crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19, por Derek Chauvin, policial branco, após permanecer por 8 minutos com o joelho sob a vítima contra o asfalto. A abordagem ocorreu por uma denúncia de utilização de nota falsa no valor de US$ 20 em um supermercado.

 

 

Segundo divulgado pela rede CNN nesta manhã de segunda-feira (01), ao menos 140 cidades dos EUA adotaram toque de recolher no domingo (31) em razão dos protestos. De acordo com o jornal New York Times, aproximadamente 75 cidades americanas registraram manifestações na noite do último sábado (30).

 

 

Os protestos se iniciaram no estado de Minnesota, uma vez que o caso ocorreu em seu município de Minneapolis. Desde então, o quantitativo de polícias utilizadas para conter as manifestações foi o maior desde 1929. Além disso, também foi permitido o uso da Guarda Nacional pelo governador na região, sendo a primeira vez, desde a Segunda Guerra Mundial, que esta força militar da reserva é utilizada nesta proporção.

 

 

Diversas personalidades também se manifestaram em protesto por Floyd nas redes sociais, como o casal Michelle e Barack Obama, LeBron James, Lady Gaga, Beyoncé, Rihanna, entre vários outros nomes mundialmente conhecidos.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: