quinta-feira, 18 de abril de 2024

MUNDO

Programa da rede estadual de ensino impacta mais de 600 mil alunos e professores

POR Bento Júnior | 21/02/2024
Programa da rede estadual de ensino impacta mais de 600 mil alunos e professores

Foto: Seduc

O

O Governo de Goiás lança nesta quinta-feira (22), às 13h30, em Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), um inédito programa de Educação Socioemocional na rede estadual de ensino. Trata-se do Ouvir e Acolher, que começou a ser implementado ainda no ano passado, por meios dos serviços prestados pelo Instituto Hortense, de Uberlândia-MG.

 

O programa promoverá a assistência psicossocial para mais de 550 mil alunos e 50 mil servidores da rede estadual de ensino. Destes, 35 mil são professores que atuam em cerca de 1 mil escolas do estado de Goiás. Segundo a SEDUC, o Programa Ouvir e Acolher começou a ser implementado no ano passado nas escolas da rede estadual e já tem apresentado significativos resultados em casos de ansiedade, depressão e bullying.

 

Com o Programa, a rede pública de ensino de Goiás também será a primeira no país a implantar ações voltadas à Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, promulgada no início deste ano pelo governo federal.

 

O primeiro desafio foi promover o diagnóstico de quase 100% das 1 mil unidades da rede estadual de ensino em apenas três meses. Equipes multidisciplinares de psicólogos e de assistentes sociais entrevistaram coordenadores de escolas e diagnosticaram os problemas de cada instituição, em todas as regiões do Estado.

 

Próximos passos

O Programa Ouvir e Acolher já tem se mostrado eficaz, com impactos positivos nas escolas públicas de Goiás. Com os dados consolidados, o próximo passo será estabelecer políticas públicas capazes de resolver ou reduzir, de forma preferencialmente preventiva, os problemas enfrentados por alunos, professores e demais servidores da rede estadual de ensino.

 

A secretária-adjunta da SEDUC, Helena da Costa Bezerra, enfatiza que um dos principais objetivos do programa é cuidar das crianças e adolescentes que ficaram privados da interação com colegas no período da pandemia da Covid-19. “Elas não tiveram esse contato, que é o que desenvolve o ser humano. E sofreram com a perda de amigos e parentes, o que impactou muito na saúde mental delas”, afirma.

 

Serviço: Lançamento do Programa Ouvir e Acolher

Dia 22/02: em Rio Verde, a partir das 13h30 horas, no Hotel Transamerica   Fit.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: