sábado, 20 de abril de 2024

MUNDO

Procon multa postos com a margem de lucro abusiva

POR Jornal Somos | 29/06/2018

Decisão é feita após um aumento enorme durante a greve

Procon multa postos com a margem de lucro abusiva

Foto: iStock

E

Em Rio Verde foram denunciados 10 postos junto ao Procon devido ao preço abusivo nas bombas de combustível. Preços esses que perduram desde a Greve dos Caminhoneiros, onde tivemos uma escassez no fornecimento do produto. Dos postos denunciados, 4 postos se localizam no Setor Central e um em cada um dos seguintes bairros: Popular, Vila Maria, Pauzanes, Jardim Brasília, Vila Amália e Parque dos Buritis. 

Recentemente, o Procon Goiás autuou e multou 15 postos da capital goiana pelos indícios de abuso, sendo que em alguns estabelecimentos houve o acréscimo de até 25% no preço.

Em entrevista ao Programa Papo Líder, da Rádio Líder de Rio Verde, Lúcia Michalczyk, advogada e gestora do Procon, declarou que a carga tributária está alta e é por isso que o preço continua, já que nem as refinarias e nem os postos estão contendo o aumento, apenas repassando ao consumidor.

O número de denúncias cresceu exponencialmente após os cidadãos perceberem o aumento irregular do preço na época de greve, aproveitando da escassez para explorar os clientes. Além disso, notaram também que o preço não reduziu após o reestabelecimento do fornecimento, abusando do preço sem motivo aparente, até depois que foram anunciadas várias reduções nos últimos 30 dias.

Caso você perceba o abuso no preço do combustível e queira abrir um processo, é necessário apresentar documentos que comprovem a prática do preço: o cupom fiscal, data e horário de compra, preço do litro, estabelecimento e endereço. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: