terça-feira, 23 de abril de 2024

MUNDO

Processo de impeachment de Trump é finalizado com a absolvição do republicano

POR Ana Carolina Morais | 14/02/2021
Processo de impeachment de Trump é finalizado com a absolvição do republicano

Reprodução / Metrópoles

O

O processo de impeachment contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, foi finalizado neste sábado (13) com a absolvição do republicano pelos senadores após a votação se encerrar em 57 votos a favor do processo e 43 contra.

 

 

Para o impeachment ser aprovado era necessário que o pedido de destituição tardia obtivesse o voto de ao menos 17 republicanos, além dos 50 democratas, ou seja, uma maioria de dois terços.

 

 

Após a absolvição ser anunciada, Trump se pronunciou, afirmando que continuará defendendo “a grandeza” dos EUA. “Nosso movimento magnífico, histórico e patriótico, Make America Great Again (Faça a América Grande Novamente), acaba de começar. (...) Nos próximos meses, terei muito a compartilhar com vocês e espero continuar nossa incrível aventura pela grandeza da América [Estados Unidos]”, afirmou o republicano.

 

 

Além disso, em seu discurso, Trump disse que considerou esse processo como “uma nova fase da maior caça às bruxas da história”, afirmando ainda que “nenhum presidente foi tratado assim”. Ele agradeceu os senadores “que orgulhosamente defenderam a Constituição”, mas não mencionou os 7 republicanos que votaram a favor do impeachment.

 

 

O julgamento do político no Senado ocorreu devido à invasão no capitólio, onde Trump teria incitado uma insurreição quando discursou para seus apoiadores em frente à Casa Branca no momento em que os congressistas oficializavam a vitória de Joe Biden como novo presidente dos EUA.

 

 

Se Trump fosse considerado culpado, no julgamento do Senado, pelo acontecimento, os democratas iriam requerer também a cassação dos direitos políticos do republicano, o que o tornaria inelegível.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: