terça-feira, 01 de outubro de 2024

Primeiro jogo desta segunda-feira da Copa do Mundo é marcado por gols e manifestações

POR Thaynara Morais | 21/11/2022
Primeiro jogo desta segunda-feira da Copa do Mundo é marcado por gols e manifestações

Giuseppe Cacace/AFP

O

O primeiro jogo desta segunda-feira (21) da Copa do Mundo foi marcado por uma goleada e por protestos no Estádio Khalifa International. A Inglaterra enfrentou o Irã e saiu vitoriosa por 6 a 2, com gols de Saka, duas vezes, Bellingham, Sterling, Rashford e Grealish para os ingleses, enquanto Taremi fez os dois dos iranianos. A Inglaterra garante com o resultado os primeiros três pontos na competição.

 

 

A partida não foi marcada apenas pelos gols. Dentro e fora de campo, as duas seleções e torcedores se manifestaram por questões fora do campo.

 

 

Os jogadores do Irã, antes do início do jogo, não cantaram o hino do país, que ainda foi vaiado pelos torcedores iranianos, como forma de protesto contra a repressão aos protestos que vem acontecendo no país desde setembro após a morte de uma jovem por “uso inadequado” do véu islâmico. Além das vaias e do hino, nas cadeiras do estádio os iranianos também levantaram cartazes em apoio às mulheres do país.

 

 

Já do lado inglês, após a decisão de não usar a braçadeira de capitão com “One Love”, Harry Kane entrou em campo com a braçadeira com a frase “#NoDiscrimination”, item autorizado pela Fifa. Os jogadores ingleses também se ajoelharam antes do apito inicial em protesto já tradicional contra o racismo.

 

 

 

Partida

 

Assim que a partida começou, como já era esperado, a Inglaterra dominou o jogo. A bola rolou pouco, logo aos 6’, durante cruzamento na área do Irã, o goleiro Beiranvand acabou se chocando com Hosseini e precisou de atendimento médico. O jogo ficou parado por oito minutos e o camisa 1, que chegou a voltar a campo, precisou ser substituído por Hossein Hosseini. Quando o duelo enfim começou a ter mais bola rolando, a Inglaterra pressionou, mas tinha dificuldade para criar oportunidades. Mount e Maguire tiveram as melhores chances, com o zagueiro mandando uma bola, de cabeça, na trave.

 

 

Foi no alto que os ingleses conseguiram abrir o placar. Aos 34 min, após boa troca de passes, Shaw cruzou e Bellingham mandou de cabeça para as redes. Assim, o primeiro gol abriu a sequência de gols ingleses. Aos 42′, de novo em cruzamento na área, Maguire ajeitou de cabeça e Saka finalizou bem para o gol. Três minutos depois, ainda antes do intervalo, em contra-ataque, Kane cruzou e Sterling só empurrou para as redes, fazendo 3 a 0.

 

 

Depois do intervalo a Inglaterra ficou mais a vontade e conseguiram ampliar com mais um gol de Saka. No entanto, três minutos depois o atacante Taremi fez um gol para o Irã.

 

 

A Inglaterra, mesmo com o gol, seguiu tranquila e fez quatro substituições quase ao mesmo tempo. Dois jogadores que entraram garantiram a goleada, sendo eles Rashford com o quinto gol e Grealish com o sexto. O Irã fez mais um gol com Taremi de pênalti, após falta assinalada depois de consulta ao VAR, finalizando o placar de 6 a 2.

 

 

Na segunda rodada, na próxima sexta-feira, o Irã enfrenta País de Gales, às 7h (horário de Brasília). Mais tarde, às 16h, a Inglaterra encara os Estados Unidos.

 

 

 

(Com informações UOL Notícias)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: