sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, desembarcou no Brasil no sábado (2 de Julho), o motivo da viagem seria a comemoração ao centenário do primeiro voo pelo Atlântico feito por Sacadura Cabral e Gago Coutinho.
O líder portugues tinha na sua agenda um almoço com o atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro, alguns encontros com ex-presidentes como Lula e Michel Temer e também participaria da Bienal do Livro em São Paulo.
Porém em determinado momento o presidente Jair Bolsonaro desfez o convite e segundo Marcelo “quem convida para almoçar é quem decide se quer almoçar ou não”, porém entende que esse ocorrido não atrapalha em nada nas relações entre os países, pois considera fundamental olhar para os povos, independente das divergências de opiniões como é o caso da questão de Portugal ser aliado da Ucrânia e o Brasil, não.
Marcelo Rebelo, se encontrou no domingo (3) com o ex-presidente Lula, na residência oficial do Consul-Geral de Portugal em São Paulo. Se encontrou também com o ex-presidente Michel Temer na manhã desta segunda-feira (4) no hotel Tivoli Mofarrej localizado na região nobre de São Paulo e participou da Bienal do Livro.
Ao final ele foi embora sem se encontrar com o Presidente do Brasil, O representante português está no segundo mandato, tem perfil de centro-direita e uma visão liberal na economia. Mesmo assim, mantém bom diálogo com o primeiro-ministro, o socialista António Costa. Rebelo de Sousa pretende voltar ao Brasil em setembro para as comemorações do Bicentenário da Independência Brasileira, quando deve se encontrar com Bolsonaro.
(Fontes: G1, Correio do Povo, Jornal Estado de Minas)
ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE POR EDUARDA LIMA E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.