quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Freepik
O preço do arroz está assustando muita gente que vai ao supermercado. Em 2023, o valor do cereal subiu 16% e tem feito o brasileiro escolher um substituto. As informações são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A questão dos altos valores tem seguido uma tendência mundial com um aumento global de 9,8%, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Mas quais são os motivos para o arroz estar tão caro?
Há pelo menos dois ‘culpados’. O primeiro é a Índia, responsável por 40% do fornecimento global do cereal. Em julho deste ano, o país adotou restrições as exportações, numa tentativa de acalmar os preços internos.
Outro responsável está no clima. No Brasil, as chuvas e os ciclones que atingiram Rio Grande do Sul nos últimos meses, atrapalharam a colheita e atrasaram o plantio da próxima safra. O estado é o maior produtor de arroz do país.
A Abras ainda informa que as consequências já podem ser sentidas nas prateleiras. Com o pacote de 5kg de arroz custando R$ 30 reais, o brasileiro tem usado as massas como substituta do cereal.
Como terceiro maior produtor do mundo, segundo a Organização Mundial de Pasta (IPO), o macarrão já figura no top dos 10 produtos mais consumidos no país com uma média de 20% de maior e tíquete médio 23,6% superior ao mesmo período no ano passado, de acordo com dados da Horus.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.