sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

Por que fazer intercâmbio?

POR Jornal Somos | 02/07/2018

Intercâmbio em diversos países e idiomas

Por que fazer intercâmbio?
N

Na definição clássica, intercâmbio significa “troca”. A ideia era promover, literalmente, trocas entre estudantes: um brasileiro passava uma temporada na casa de um norte-americano; e um norte-americano fazia o mesmo no Brasil.

A prática era mais amigável, mas ainda pouco profissionalizada, burocrática e restrita àqueles com alto poder aquisitivo. A globalização, a disseminação de informações e o desenvolvimento tecnológico tornaram o intercâmbio mais conhecido e, consequentemente, acessível a um maior número de pessoas. Hoje, milhares de jovens de 18 à 30 anos experimentam fazer intercâmbio, estudando e/ou trabalhando.

Existem vários tipos: high school, au pair, trabalho com estudo, estudo com viagens, trabalho voluntário, estágio/trainee e, claro, cursos de idioma. Sem dúvida, o curso de idioma é o mais procurado pelo fato de proporcionar um ensino formal comprovado por uma certificação. E você sabe: certificados valorizam qualquer currículo.

 

Para entendermos melhor sobre o intercâmbio conversamos com Yasmim Guimarães, agente de viagens, que explica os lugares mais requisitados e os diferentes idiomas. “Temos inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e chinês. Nos países da África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Ilha de Malta, Nova Zelândia, América do Sul, e na Austrália. Alguns dos destinos mais procurados em cada um desses países são: Cidade do Cabo, Toronto, Vancouver, Boston, San Diego, Nova York, Inglaterra, Dublin onde se concentram mais brasileiros, Nova Zelândia a procura maior é por Auckland, na América do Sul, Argentina e Chile e na Austrália temos Sidney”.

Yasmim explica por que fazer intercâmbio e como a pessoa pode ser reconhecida após o estudo. “Existem vários motivos, o intercâmbio vem para agregar ao currículo um peso que te destaca das outras pessoas por ser uma experiência única. Você vai ter contato direto com pessoas que falam o idioma fluentemente, que é o que a gente procura quando estuda um certo idioma, ter domínio sobre a língua. Pode ser colocado como uma especialização, tem muitas pessoas que estudam o idioma americano por muito tempo e não tem o domínio da língua em si, como quem viaja para o exterior. Além de ir para o currículo, você recebe um certificado. Foi comprovado que um mês de intercâmbio vale por um ano e meio de curso aqui no Brasil”.

O que não falta são motivos para fazer um intercâmbio. Hoje em dia, uma vivência no exterior é pré-requisito para muitas vagas de emprego. Trouxemos para você então algumas das principais razões:

 

     • Aprender e praticar um idioma estrangeiro;

  • Ganhar experiência;
  • Turbinar o currículo;
  • Ser mais competitivo e valorizado no mercado de trabalho;
  • Ampliar horizontes e conhecer novas culturas;
  • Tornar-se mais flexível e tolerante;
  • Ter contato com pessoas diferentes e fazer novas amizades;

Conversamos por aplicativo de mensagens com Rayssa Lacerda que está estudando intercâmbio em Londres em nível pré intermediário e conta um pouco como é em prática o intercâmbio.

"Eu sempre sonhei em fazer intercâmbio, mas nunca dava certo porque eu tive problemas para tirar o passaporte e no começo queria ir para os Estados Unidos e meu visto foi negado. Depois, decidi vir para a Inglaterra. Vou ficar aqui um ano e seis meses estudando. Não é todo mundo que consegue esse tempo de visto, eu tive a sorte pois meus avós eram portugueses e minha mãe tinha a documentação, então, automaticamente eu tenho direito de permanecer aqui esse tempo. Decidi fazer porque sempre muito perdida no que queria para faculdade. Conhecer outro país, pessoas,abre muito a mente da gente,ainda mais quando se é jovem."

Rayssa conta que pensa fazer faculdade de moda por lá e que se enganou com os cursos que fez no Brasil. “Fiz um ano e alguns meses de inglês no Brasil,achei que sabia falar e chegando aqui vi que não sabia nada. Quero muito quando tiver filhos dar essa oportunidade para eles, A visão que comecei a ter das coisas são totalmente diferentes".

Quanta coisa boa pode vir, não é mesmo? Conta pra gente onde você gostaria de ir!

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: