quinta-feira, 24 de abril de 2025
Foto: Freepik
Um novo medicamento, batizado de YCT-529, pode revolucionar o controle de natalidade. Desenvolvido como anticoncepcional masculino não hormonal, o remédio acaba de entrar em fase de testes clínicos após resultados positivos em testes com animais.
A inovação chama atenção por não utilizar hormônios, diferentemente de versões anteriores que causavam efeitos colaterais como ganho de peso, aumento do colesterol e sintomas depressivos. Por conta desses impactos, os estudos anteriores acabaram interrompidos.
A proposta do YCT-529 é reduzir a chance de gravidez de forma segura e eficaz, oferecendo uma nova alternativa para o planejamento familiar. A pesquisadora Gunda Georg, da Universidade de Minnesota, destaca o impacto social do avanço:
“Uma pílula masculina segura e eficaz oferecerá mais opções aos casais para o controle de natalidade. Ela permitirá uma divisão mais justa da responsabilidade pelo planejamento familiar e dará autonomia reprodutiva aos homens.”
Ainda não há previsão de chegada do medicamento ao Brasil, mas a expectativa é de que isso ocorra nos próximos anos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.