terça-feira, 23 de abril de 2024

MUNDO

Pílula anticoncepcional masculina alcança 99% de eficácia em estudo com camundongos

POR Ana Carolina Morais | 26/03/2022
Pílula anticoncepcional masculina alcança 99% de eficácia em estudo com camundongos

Foto de Pietro Jeng no Pexels

U

Uma pílula anticoncepcional masculina desenvolvida por uma equipe de cientistas liderada pelo doutor Abdullah Al Noman, graduado da Universidade de Minnesota, alcançou 99% de eficácia e não gerou efeitos colaterais em um estudo realizado com camundongos. O resultado do estudo será apresentado na reunião de primavera da American Chemical Society. A partir desse resultado, poderão ser iniciados testes em seres humanos até o final deste ano.

 

 

O método utilizado neste contraceptivo é não hormonal. Para isso, os pesquisadores se concentraram em uma proteína chamada "receptor de ácido retinoico (RAR) alfa", que interage com a vitamina A em alguns processamentos, vitamina, essa, que desempenha um papel importante na formação de espermatozoides. Sendo assim, o estudo desenvolve um composto que bloqueia a ação do RAR-alfa. O resultado dos experimentos de laboratório foi que os camundongos sem o gene criado pelo receptor RAR-alfa são estéreis.

 

 

A pílula produzida, quando administrada de forma oral nos camundongos por quatro semanas, conseguiu reduzir drasticamente a contagem de espermatozoides do animal e foi 99% eficaz na prevenção da gravidez sem efeitos adversos observáveis, com a recuperação da fertilidade depois de 4 a 6 semanas da interrupção do medicamento.

 

 

A pesquisa recebeu financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde, da Iniciativa de Contracepção Masculina e estão trabalhando com uma empresa chamada YourChoice Therapeutics para iniciar testes em humanos no terceiro ou quarto trimestre de 2022.

 

 

(Com informações do g1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: