domingo, 24 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Uma pílula anticoncepcional masculina desenvolvida por uma equipe de cientistas liderada pelo doutor Abdullah Al Noman, graduado da Universidade de Minnesota, alcançou 99% de eficácia e não gerou efeitos colaterais em um estudo realizado com camundongos. O resultado do estudo será apresentado na reunião de primavera da American Chemical Society. A partir desse resultado, poderão ser iniciados testes em seres humanos até o final deste ano.
O método utilizado neste contraceptivo é não hormonal. Para isso, os pesquisadores se concentraram em uma proteína chamada "receptor de ácido retinoico (RAR) alfa", que interage com a vitamina A em alguns processamentos, vitamina, essa, que desempenha um papel importante na formação de espermatozoides. Sendo assim, o estudo desenvolve um composto que bloqueia a ação do RAR-alfa. O resultado dos experimentos de laboratório foi que os camundongos sem o gene criado pelo receptor RAR-alfa são estéreis.
A pílula produzida, quando administrada de forma oral nos camundongos por quatro semanas, conseguiu reduzir drasticamente a contagem de espermatozoides do animal e foi 99% eficaz na prevenção da gravidez sem efeitos adversos observáveis, com a recuperação da fertilidade depois de 4 a 6 semanas da interrupção do medicamento.
A pesquisa recebeu financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde, da Iniciativa de Contracepção Masculina e estão trabalhando com uma empresa chamada YourChoice Therapeutics para iniciar testes em humanos no terceiro ou quarto trimestre de 2022.
(Com informações do g1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.