quarta-feira, 24 de abril de 2024

MUNDO

PIB goiano de 2019 se estabelece acima da média nacional

POR Ana Carolina Morais | 16/11/2021
PIB goiano de 2019 se estabelece acima da média nacional

Foto: Divulgação / Governo de Goiás

O

O resultado de 2019 do Produto Interno Bruto (PIB) revela que o estado de Goiás se estabeleceu acima da média nacional, se tornando a nona economia do Brasil ao registrar quase o dobro do que foi alcançado pelo país. Enquanto o PIB goiano foi de 2,2%, o território brasileiro apontou um crescimento de 1,2%.

 

 

O estudo, que foi divulgado na última sexta-feira (12/11), são do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), órgão que é jurisdicionado à Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

O resultado do ano de 2019 – um incremento de R$ 7,3 bilhões – é o terceiro consecutivo que representa crescimento para os cidadãos goianos, que sofreram quedas seguidas em 2015 e 2016. O IBGE aponta que os três grupos de atividades econômicas que mais contribuíram para o desempenho de Goiás foram os setores da agropecuária, de indústria e de serviços.

 

 

O maior destaque dentre os três principais setores com bons desempenhos foi para a indústria, que abandonou um resultado negativo em 2018, de 1,2%, para um índice de 2,9% em 2019. Neste meio, a única atividade industrial que sofreu queda no volume adicionado bruto foi a extrativa – todas as outras auxiliaram na crescente do grupo.

 

 

Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), esse resultado demonstra o avanço econômico que o Estado está conseguindo conquistar. “Conseguimos superar situações delicadas. Goiás estava entre os quatro piores Estados do país do ponto de vista fiscal, com colapso da máquina pública, mas nós avançamos e fomos os únicos a entrar no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) (...) Somos riquíssimos, com capacidade produtiva nas nossas terras”, afirmou.

 

 

(Com informações do O Popular e da Agência Cora Coralina de Notícias)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: