quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pesquisa afirma que chance de desenvolver coágulo é maior depois de ter Covid do que depois de ter tomado a vacina

POR Ana Carolina Morais | 17/04/2021
Pesquisa afirma que chance de desenvolver coágulo é maior depois de ter Covid do que depois de ter tomado a vacina

Ludovic Marin / AFP

U

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Oxford certificou que a chance de desenvolver um formato raro de coágulo é de 8 a 10 vezes maior depois de ter se infectado pela Covid-19 do que depois de ter se vacinado contra a doença, constatando, ainda, que o risco de desenvolver um coágulo depois de ter o novo coronavírus é aproximadamente 100 vezes maior do que sem ter se contaminado.

 

 

A coagulação analisada pelos cientistas foi a trombose venosa cerebral, que foi notada em 6 pacientes entre os 7 milhões que receberam o imunizante da Johnson, sendo menos de 1 caso por milhão. O estudo ainda não foi revisado por demais cientistas e nem publicado em revista científica, mas já foi disponibilizado na internet.

 

 

"Chegamos a duas conclusões importantes. Em primeiro lugar, a Covid-19 aumenta significativamente o risco de trombose venosa cerebral, aumentando a lista de problemas de coagulação do sangue que esta infecção causa. Em segundo lugar, o risco da Covid-19 [em causar trombose] é maior do que nas vacinas atuais; algo que deve ser levado em consideração ao considerar o equilíbrio entre riscos e benefícios para a vacinação”, explicou Paul Harrison, pesquisador do Grupo de Neurobiologia Translacional de Oxford.

 

 

Apesar da constatação, os estudiosos envolvidos alertam sobre a necessidade de se interpretar com cuidado os riscos relativos que foram calculados. Um dos motivos para essa cautela é, por exemplo, o fato de não ser possível comparar diretamente os riscos de ter uma trombose venosa cerebral associada ao imunizante de Oxford com qualquer uma das outras vacinas ou com a contaminação pela Covid.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: