segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Papa Leão XIV critica desigualdade salarial e cita Musk perto de se tornar o primeiro trilionário

POR Marcos Paulo dos Santos | 15/09/2025
Papa Leão XIV critica desigualdade salarial e cita Musk perto de se tornar o primeiro trilionário

Foto: Vaticano

O

O papa Leão XIV criticou duramente a disparidade entre a remuneração de executivos e a de trabalhadores em entrevista divulgada neste domingo (14). O pontífice citou como exemplo o pacote de US$ 1 trilhão concedido ao presidente-executivo da Tesla, Elon Musk.

 

“CEOs que há 60 anos ganhavam de quatro a seis vezes mais do que os trabalhadores, agora recebem 600 vezes mais”, afirmou. Ele também comentou a notícia de que Musk poderá se tornar o primeiro trilionário do mundo. “O que isso significa? Se essa é a única coisa que tem valor, então estamos em um grande problema”, alertou.

 

A entrevista, realizada no fim de julho para uma biografia que ainda será lançada, foi publicada pelo site católico Crux. Nela, o pontífice também criticou a incapacidade atual da ONU de promover uma diplomacia multilateral eficaz. “A ONU deveria ser o espaço para resolver muitas questões, mas perdeu sua capacidade de reunir as nações”, disse.

 

Primeiro papa norte-americano, eleito em maio para suceder Francisco, Leão XIV contou que se sentiu mais preparado para guiar os fiéis em questões espirituais do que para lidar com a diplomacia global. “O aspecto totalmente novo deste trabalho é ser lançado ao nível de líder mundial. Estou aprendendo muito e me sentindo desafiado, mas não sobrecarregado”, declarou.

 

Além disso, relembrou sua experiência como missionário no Peru, falou sobre o desafio de se adaptar ao pontificado e manifestou esperança de paz no conflito entre Rússia e Ucrânia.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: