terça-feira, 16 de abril de 2024

Países em desenvolvimento recebem promessa de apoio e doação de vacinas da UE e da China

POR Jornal Somos | 21/05/2021
Países em desenvolvimento recebem promessa de apoio e doação de vacinas da UE e da China

Reprodução / Agência Brasil

U

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Européia, anunciou hoje, nesta sexta-feira (21), que a União Européia (UE) pretende fornecer pelo menos 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para países de baixa e média renda até o fim deste ano.

 

 

O anúncio foi realizado durante a abertura da Cúpula Global de Saúde do G20 (grupo das 20 maiores economias mundiais) nesta manhã (21). Após o evento, Ursula von der Leyen confirmou, em sua conta pessoal no Twitter, o desejo da UE em doar as doses, classificando essa realização como um “novo capítulo na história da saúde pública global”.

 

 

Além da UE, a China prometeu conceder, nos próximos três anos, mais US$ 3 bilhões para iniciativas que ajudem os países em desenvolvimento a lutar e superar a Covid-19 e a crise econômica causada pela pandemia. Além disso, o presidente Xi Jinping se propôs a apoiar os laboratórios farmacêuticos chineses a passar conhecimento tecnológico para outros países e, “na medida de nossas possibilidades”, oferecerem mais vacinas ao restante do mundo.

 

 

O presidente Xi Jinping afirmou que a China já forneceu mais de 300 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para outros países e já se manifestou favorável à discussão sobre uma possível quebra de patentes dos imunizantes. “Apoiaremos a Organização Mundial do Comércio e outras organizações internacionais a tomar uma decisão a respeito deste assunto com a maior brevidade possível”, assegurou o presidente chinês antes de propor a criação de um foro de cooperação internacional para “explorar formas de promover a distribuição equitativa e razoável das vacinas”.

 

 

Ao discursar, Tedros Adhanom, o diretor-geral da OMS, destacou que pessoas continuarão a morrer em todo o mundo enquanto a disparidade em termos de distribuição de vacinas persistir. “O rápido desenvolvimento das vacinas é um triunfo da ciência, mas a distribuição desigual é um fracasso para a humanidade”, afirmou Adhanon, enfatizando que a pandemia só será superada quando todos os países tiverem “as ferramentas para impedi-la”, o que, além dos imunizantes, exige outras medidas sanitárias.

 

 

 

(Com informações da Ageência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: