quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Todos os anos, o Oscar leva os fãs de cinema à frente das televisões esperando cumprir as apostas pessoais. Este ano pode ter sido um pouco diferente.
Hollywood apesar de ainda ser considerada uma referência pelas suas tradições, não tem satisfeito nem aos fãs, nem aos ideólogos. Isso porque denúncias de crimes sexuais ou preconceito tem gerado cada vez mais aclames por parte do resto do mundo e seus produtores e consumidores. E foi com este clima que a cerimônia aconteceu ontem, pois nenhuma mulher concorria à estatueta de direção apesar de serem premiadas em outras cerimônias internacionais da categoria, ou ainda em que, este ano, todos os atores e atrizes indicados foram brancos.
— Jornal Somos (@JornalSomos) February 10, 2020
Montagem: Ilustração Netflix
Apesar de terem dezenas de premiados. A grande espera é pelo prêmio final de Melhor Filme. Nomes de força como Tarantino e Scorsese, que eram esperados pelos cinéfilos de plantão ficaram para a próxima. Assim como, os fãs da indústria de super-heróis das telonas que também apostaram o mínimo, a categoria Melhores Efeitos Visuais, para o filme Vingadores: Ultimate.
Em uma tentativa simplória, uma surpresa a favor do novo e atual, sem preconceitos ou favoritismos, o melhor filme foi, pela primeira vez na Academia, a um filme não falado em inglês, o sul-coreano “Parasita”. A obra ainda levou 04 das 06 indicações que havia recebido, sendo em Direção, Roteiro Original e Filme Internacional.
Nas atuações os ganhadores são nomes já conhecidos e esperados: Renée Zellweger ficou com prêmio, por sua atuação espetacular em Judy: Muito Além do Arco-Íris e de melhor ator ficou com Joaquin Phoenix em sua espetacular performance em Coringa. Este último filme ainda levou mais um prêmio, de Trilha sonora original.
— Jornal Somos (@JornalSomos) February 10, 2020
Foto: AFP
O filme “1917”, levou três estatuetas (era indicado em 10 categorias) e todas traduzem o cuidado técnico e excelência para chegar em suas belas e emotivas imagens e sons: Efeitos Visuais, Fotografia e Melhor Mixagem de Som.
Duas tristezas marcaram a noite de gala. A primeira pela perca do prêmio ao brasileiro indicado, na categoria Documentário que ficou para Indústria Americana (merecido...rsrs), desbancando Democracia em Vertigem, da brasileira Petra Costa. A segunda à produção “O Irlandês”, de Martin Scorsese, que apesar de ter recebido 10 indicações ao Oscar 2020, não levou nenhuma estatueta para casa.
Confira abaixo a lista completa dos indicados:
Melhor Filme
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Animação
Melhor Fotografia
Melhor Figurino
Melhor Direção
Melhor Documentário
Melhor Documentário em Curta-Metragem
Melhor Montagem
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Melhor Cabelo e Maquiagem
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Canção Original
Melhor Design de Produção
Melhor Curta Animado
Melhor Edição de Som
Melhor Mixagem de Som
Melhores Efeitos Visuais
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Roteiro Original
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.