quinta-feira, 28 de março de 2024

Órgão de saúde dos EUA reduz para 5 dias a recomendação de isolamento em casos de Covid

POR Ana Carolina Morais | 28/12/2021
Órgão de saúde dos EUA reduz para 5 dias a recomendação de isolamento em casos de Covid

Foto: Divulgação / Biblioteca Virtual de Enfermagem Cofen

A

As diretrizes de isolamento em casos de Covid-19 foram atualizadas, nesta segunda-feira (27), pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o órgão de saúde dos Estados Unidos (EUA). Agora, o tempo de isolamento recomendado para os que contraíram a doença passou de 10 para 5 dias, seguido por 5 dias de uso de máscara a todo momento em que o paciente estiver em contato com demais pessoas.

 

 

“Pessoas com teste positivo devem isolar por 5 dias e, se assintomáticas nessa época, podem deixar o isolamento se puderem continuar a usar máscara por mais 5 dias para minimizar o risco de infectar outras pessoas”, afirma o comunicado do órgão.

 

 

De acordo com o CDC, o que motivou essa alteração foram as evidências científicas captadas até o momento, que apontaram que a transmissão do vírus é maior no início da doença, “geralmente 1 ou 2 dias antes do início dos sintomas e 2 ou 3 dias depois”.

 

 

As pessoas que foram expostas ao vírus também tiveram regramentos atualizados. Para estes, o CDC indica que o ideal é realizar o teste no quinto dia depois do contato com o infectado.

 

 

O órgão ainda realizou orientações específicas de isolamento para cada tipo de caso. Para aqueles que não se vacinaram ou que estão com a dose em atraso, o recomendado é uma quarentena de 5 dias seguida pelo uso de máscara rigoroso por mais 5 dias. Já aos que tomaram a terceira dose da vacina contra a Covid, o CDC afirma que é preciso usar máscaras em todas as ocasiões por 10 dias, mas que, de outro lado, não é preciso resguardar quarentena.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: