sexta-feira, 19 de abril de 2024

MUNDO

ONU pede explicação por ameaças à democracia e direitos humanos no Brasil

POR | 17/04/2022
ONU pede explicação por ameaças à democracia e direitos humanos no Brasil

Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

M

Mais uma vez o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) enviou ao Brasil uma lista de questionamentos ao governo federal em relação ao desmonte das políticas públicas de direitos humanos e as constantes ameaças à democracia no País. A informação é do jornalista Jamil Chade.

 

 

De acordo com o documento é cobrada explicações sobre os ataques do presidente contra o Judiciário, a fragilidade do combate à corrupção, o corte de recursos para programas de apoio à mulher, o discurso do ódio por parte das lideranças políticas, a situação dos indígenas, imprensa, afrodescendentes, violência policial e outras suspeitas de violações.

 

 

Esta não é a primeira vez que o Brasil é alvo deste tipo de questionamentos. Anteriormente, o Palácio do Planalto já havia respondido questionamentos da ONU sobre a situação no País. No entanto, as explicações não foram consideradas o suficiente para que peritos do órgão analisassem a atual situação do Brasil, após três anos de governo Bolsonaro. Segundo o portal UOL, à época, apenas foram encaminhadas informações sobre os direitos humanos relativas aos anos anteriores ao mandato do Bolsonaro. Questionado sobre a ausência de informações, o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos alegou que não houve tempo para a inclusão de dados sobre as políticas atuais no documento.

 

 

Diante disto, gerou descrença dos peritos do órgão, que deverão analisar de forma mais criteriosa os últimos três anos no País. O Comitê da ONU também questiona o governo brasileiro sobre os mecanismos adotados no País para o combate à corrupção, principalmente no contexto das compras públicas de vacinas e medicamentos no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 

 

Outro ponto apontado pela Carta, é que o órgão também pretende analisar o progresso “feito para responsabilizar os autores de abusos históricos dos direitos humanos durante o período da ditadura militar (1964-1985), incluindo a elaboração da implementação concreta das recomendações da Comissão de Anistia e da Comissão Nacional da Verdade”. Segundo entidades internacionais, Bolsonaro tem violado pactos internacionais ao tentar promover um revisionismo histórico no País.

 

 

(Com infomações da Carta Capital)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: