quinta-feira, 28 de março de 2024

MUNDO

ONU confirma 25 mortes e 102 feridos em conflito entre Ucrânia e Rússia

POR Ana Carolina Morais | 25/02/2022
ONU confirma 25 mortes e 102 feridos em conflito entre Ucrânia e Rússia

Foto: Wolfgang Schwan/Anadolu Agency

O

O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o conflito entre Ucrânia e Rússia já resultou em 127 vítimas de ataques aéreos e bombardeios – sendo 25 fatais, que foram à óbito, e 102 feridas. Segundo o Ministério do Interior da Ucrânia, duas crianças morreram e 33 alvos civis foram atingidos pelas tropas russas nas últimas 24 horas.

 

 

De outro lado, de acordo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, desde o início da invasão foram 137 soldados mortos e 316 feridos, informação confirmada também pelo ministro da Saúde da Ucrânia, Oleh Lyashko

 

 

A Ucrânia foi invadida pela Rússia por meio de três frentes: terra, água e mar. Tudo iniciou na madrugada de quinta-feira (24). Entre as áreas que já foram tomadas pelas tropas russas estão o aeroporto de Kiev, capital ucraniana, e a usina de Chernobyl, onde aconteceu o desastre nuclear de 1986.

 

 

O conselheiro-chefe do Ministério do Interior, Vadym Denysenko, rebateu a afirmativa russa de que não havia ataque à civis. “Os russos dizem que não estão atacando alvos civis, mas 33 locais civis foram atingidos nas últimas 24 horas”, alegou o conselheiro, de acordo com a agência Interflax.

 

 

A denúncia também foi confirmada pelo presidente ucraniano. “Eles dizem que os civis não são um alvo, mas esta é outra mentira deles: na realidade, eles não fazem distinção entre as áreas em que operam. Esta noite começaram a bombardear bairros civis. Isto nos recorda [a ofensiva nazista de] 1941”, revelou Volodymyr Zelensky.

 

 

(Com informações do G1, da Terra e da IstoÉ)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: