quinta-feira, 28 de março de 2024

MUNDO

ONU alerta para a possibilidade de a seca ser “a próxima pandemia”

POR Ana Carolina Morais | 20/06/2021
ONU alerta para a possibilidade de a seca ser “a próxima pandemia”

Foto de icon0.com no Pexels

A

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a falta de água e a seca deverão gerar consequências em uma escala semelhante à causada pela pandemia de Covid-19. Segundo a Organização, os riscos estão crescendo rapidamente junto ao aumento das temperaturas globais.


"A seca está prestes a se tornar a próxima pandemia, e não existe vacina para curá-la", explicou a representante especial da ONU para redução de risco de desastres, Mami Mizutori, em uma entrevista coletiva virtual nessa semana.


Um relatório divulgado pela ONU demonstra que a escassez de água já resultou em perdas econômicas de ao menos 124 bilhões de dólares, atingindo aproximadamente 1,5 milhão de pessoas entre os anos de 1998 e 2017, sendo que estes valores são “muito provavelmente subavaliações grosseiras”.


Diante desse cenário, a projeção de emissões altas, que é citada pela ONU, indica que 130 países correm o risco de enfrentarem uma seca neste século, enquanto outros 23 países serão vítimas da falta de água devido ao crescimento populacional e 38 nações serão afetadas por ambos os fatores.


De acordo com a representante especial da ONU, assim como o novo coronavírus, a seca tende a perdurar por um longo tempo, a ter um grande alcance geográfico e gerar danos em cadeia. "Ela pode afetar indiretamente países que não estão passando por uma seca através da insegurança alimentar e do aumento dos preços de alimentos", explicou.


(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: